Relacionamento leve: por que você deveria tentar!

Cada vez mais ouvimos falar do tal relacionamento leve. Mas o que é isso? Por que ele deveria ser considerado importante em um relacionamento? O que devo fazer para que eu possa também viver um relacionamento leve? Apesar de ter um conceito simples, desenvolvermos um relacionamento leve é trabalhoso (mas sem dúvida, gratificante). Esse site se destina a trazer este tema à reflexão e dessa maneira poderemos buscar maneiras de evoluir como ser humano e melhorar nossos relacionamentos como um todo.

Conceitos de um relacionamento leve:

  • Um relacionamento leve é o contrário de um relacionamento dramático. Me refiro aquele drama que nosso parceiro ou nós mesmos fazemos quando não temos nossas expectativas atendidas,  por depositarmos no parceiro a responsabilidade tudo o que acontece de bom ou de ruim em nossa vida. No relacionamento leve cada um tem responsabilidade por sua própria felicidade. O casal escolhe seguir juntos para compartilhar sua felicidade e não para conseguir encontrar felicidade.
  • Não há julgamentos. Você pode contar para o seu parceiro as coisas que te aconteceram no dia sem esperar um julgamento prévio, sem “pisar em ovos” para não causar outra briga.
  • Não há brigas. Sim, eu sei que é impossível que não hajam coisas das quais um casal um casal sejam divergentes, porém em um relacionamento leve não se briga, se conversa. Cada um tem o direito a expor suas ideias e pensamentos e ser ouvido com sinceridade.
  • O foco é dado no que faz ambos se sentirem bem, e não exatamente em tradições, culturas  ou no que pessoas alheias ao relacionamento esperam.
  • O ciúmes quase não tem espaço nesse relacionamento. Pois ambos sabem que se vocês estão juntos é porque ambos querem isso e não faz sentido ficar com alguém que não quer estar com você. Por isso não há por quê sentir medo de perder o seu parceiro.

Não se engane. Os conceitos de um relacionamento leve são simples, porém exigem muita dedicação.

Ao contrário do que muitos pensam, o foco de nossas ações não deve ser o parceiro ou o relacionamento e sim em nós mesmos. Ficamos decepcionados por expectativas que nós criamos, ficamos irritados com comportamentos que nós não aceitamos. Se pararmos para pensar, veremos que tudo se resume em uma mudança interna. Esse deve ser o foco principal para conquistarmos o relacionamento leve.

Me acompanhem nessa jornada de crescimento pessoal em busca de um relacionamento melhor, esteja você solteiro, iniciando um relacionamento ou em um relacionamento há anos. Você verá que, apesar de trabalhoso, trocar um pouco de dedicação e esforço para conseguir isso será uma verdadeira barganha.

Diego Autor